Receita Federal libera consulta a lote residual do Imposto de Renda
A Receita Federal abrirá nesta quinta-feira (21) a consulta a mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física, contemplando cerca de 206 mil contribuintes que estavam na malha fina e regularizaram sua situação com o Fisco. O montante a ser restituído totaliza R$ 339 milhões.
Pagamento na conta informada
O pagamento aos contribuintes será realizado na conta bancária indicada na declaração do Imposto de Renda no dia 28 deste mês. Dentre os contemplados, 205.930 fizeram a declaração em anos anteriores. Do total, 4.201 beneficiários possuem mais de 80 anos, 28.541 têm entre 60 e 79 anos, 3.404 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 6.910 têm no magistério sua principal fonte de renda.
Prioridades e formas de restituição
Além dos beneficiários com prioridade legal, como os idosos e portadores de necessidades especiais, houve também a inclusão de 106.096 contribuintes que receberam prioridade por terem solicitado a restituição por Pix ou utilizado a declaração pré-preenchida. Por fim, outros 56.778 contribuintes não prioritários também foram contemplados.
Consulta ao lote e procedimentos
A consulta ao lote residual pode ser realizada no site da Receita Federal, acessando a página “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal em tablets e smartphones.
Caso não conste na lista de beneficiários, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Se identificar alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Procedimentos para resgate da restituição
No caso de a restituição não ser depositada na conta bancária informada, como por conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em outra conta bancária de sua titularidade através do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.
Se após um ano o contribuinte não resgatar o valor da restituição, deverá solicitar o montante no Portal e-CAC, seguindo as orientações disponíveis na página.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok