Rafaela Silva e Willian Lima conquistam bronze no GP de Judô na Geórgia

Brasileiros conquistam ouro no Grand Slam de Tbilisi

Os judocas brasileiros Rafaela Silva e Willian Lima brilharam no primeiro dia do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, uma competição que reuniu mais de 500 atletas de 70 países e pontua para o ranking classificatório dos Jogos de Paris. Para Rafaela Silva, foi o primeiro pódio na temporada na categoria abaixo dos 57 quilos, enquanto Willian, paulista de Mogi das Cruzes, conquistou seu segundo bronze do ano na categoria dos 66 kg. Este último já havia subido ao pódio no início do mês no GP de Tashkent, no Uzbequistão. O Grand Slam de Tbilisi vai até domingo (24) e tem transmissão ao vivo no YouTube do Time Brasil e na TV Judo.

Willian Lima sobe ao pódio com destaque

“É uma medalha de bronze, mas que significa muito. Ela mostra o quanto eu venho evoluindo e minha constância, sempre lutando por medalha nos blocos finais”, comemorou Willian, que atualmente é o número 10 do mundo na categoria dos 66 kg, em declaração à Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Willian Lima, cabeça de chave número 1, teve uma trajetória de sucesso nas punições para conquistar o bronze. Durante as rodadas, ele venceu adversários como Shugen Nakano, da Filipinas, Ari Berliner, dos Estados Unidos, e Ruslan Pashaev, do Azerbaijão. Seu único revés foi na semifinal contra Sardor Nurillaev, do Uzbequistão. Na disputa pelo bronze, Willian precisou de apenas 21 segundos para aplicar um ippon em Rashad Yelkiyev, do Azerbaijão, garantindo assim sua medalha.

Rafaela Silva também brilha no Grand Slam de Tbilisi

No peso leve feminino, Rafaela Silva teve uma performance destacada. Ela venceu suas primeiras lutas por ippon contra Mariana Esteves, da Guiné, e Brisa Gomes, da Argentina. Após ser derrotada por Jéssica Lima, a brasileira seguiu para a repescagem e garantiu a vitória sobre Pauline Starke, da Alemanha, e posteriormente conquistou o bronze diante de Kaja Kajzer, da Eslovênia, com um waza-ari.

“Estou muito feliz com meu processo de busca pela vaga em Paris 2024. Saí com um bronze, mas com um gostinho de ouro, porque cada ponto é fundamental e importante. Eu adoro competir na Geórgia, sempre quando venho aqui é para lutar por medalha. Obrigada pela torcida de todos”, comemorou Rafaela.

Além dos destaques de Rafaela e Willian, a judoca Jéssica Lima também teve uma participação relevante, terminando em quinto lugar após disputas acirradas.

Disputa acirrada no GP de Tbilisi

O Brasil conta com 20 judocas no GP de Tbilisi, uma competição na qual as medalhas de ouro garantem 1000 pontos no ranking olímpico. Os atletas terão ainda mais cinco oportunidades para somar pontos no ranking para Paris 2024, com próximos eventos programados, como o Grand Slam de Antalya, o Campeonato Pan-Americano e Oceania, e o Mundial de Judô de Abu Dhabi.

Participação brasileira no Grand Slam de Tbilisi

Lutas preliminares: a partir das 2h (horário de Brasília). Finais: às 10h.

Sábado (02): Ketleyn Quadros, Nauana Silva, Luana Carvalho, Ellen Froner, Michael Marcelino, Vinicius Ardina, Gabriel Falcão, e Pedro Medeiros.

Domingo (03): Beatriz Souza, Marcelo Gomes, Leonardo Gonçalves, Rafael Buzacarini e Rafael Silva.

Com informações da Agência Brasil.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok