
Judô brasileiro em destaque: Rafael Macedo fica próximo da medalha de bronze em Paris
O judoca paulista Rafael Macedo foi o único representante do Brasil no judô nesta quarta-feira (31) e esteve muito perto de conquistar a medalha de bronze na Arena Campo de Marte (Champ de Mars), em Paris. O atleta teve um bom desempenho ao longo do dia, iniciando com uma vitória por ippon nas oitavas de final, ao imobilizar o braço do adversário romeno Alex Cret. Apesar disso, na luta seguinte, pelas quartas de final, Rafael foi derrotado pelo espanhol Tristani Mosakhlishvili e precisou disputar a repescagem.
No confronto seguinte, Rafael conseguiu superar o sul-coreano Juyeop Han com dois golpes – um waza-ari e um ippon – garantindo assim a chance de competir pela medalha de bronze. No entanto, o adversário dessa disputa foi o francês Maxine-Gael Ngayap Hambou, que contou com o apoio da maioria do público nas arquibancadas. O embate foi equilibrado, com os dois judocas empatados na pontuação, seguindo para o golden score, o tempo extra no judô. Entretanto, a poucos segundos do fim, uma infração cometida por Rafael causou sua desclassificação automática.
Desclassificação e declaração de Rafael Macedo
“Eu não entendi direito a punição, mas acredito que os árbitros têm muitas câmeras, são muitos ali, e vão sempre avaliar da melhor forma. Então respeito a decisão deles e saio tranquilo, porque sei que dei o meu melhor. Fiz tudo o que sei, o que consegui, e faz parte”, disse Rafael Macedo em depoimento à Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Rafael Macedo, que tem 29 anos, treina no clube Sogipa, de Porto Alegre, e os Jogos Olímpicos de Paris foram sua segunda participação em uma edição olímpica. O atleta estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde foi eliminado na primeira luta. As competições de judô em Paris continuam até sábado (3).
Próximas estreias do judô brasileiro
Na quinta-feira (1º), será a vez de Leonardo Gonçalves competir na categoria até 100 kg masculino e de Mayra Aguiar na categoria feminina até 78 kg. Mayra busca sua quarta medalha olímpica, após conquistar bronzes em Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2021). Já na sexta-feira (2), Rafael Silva, conhecido como Baby, disputará na categoria acima de 100 kg, e Beatriz Sousa competirá na categoria feminina até 78 kg. No sábado (3), último dia das competições de judô, haverá a disputa por equipes.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









