
Eco Pelo Clima marcha em Porto Alegre contra descaso no combate às mudanças climáticas
A organização não governamental (ONG) Eco Pelo Clima realizou nesta sexta-feira (31), em Porto Alegre, uma marcha de protesto em meio ao movimento global de conscientização sobre o tema das mudanças climáticas. Durante o evento, os manifestantes criticaram veementemente o que consideram ser o descaso dos governantes em relação ao problema e culparam as autoridades pela ocorrência de enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul desde o fim de abril.
Criticas aos governantes
Os participantes da marcha classificaram o governador Eduardo Leite e o prefeito da capital, Sebastião Melo, como “negligentes e incompetentes” diante da gravidade da situação. Os porta-vozes da ONG expressaram solidariedade às vítimas da crise climática e ressaltaram a importância de construir um novo sistema que não seja responsável pela agressão ambiental vivenciada no estado.
Aviso prévio
Segundo os membros da Eco Pelo Clima, o governo estadual já havia sido alertado diversas vezes sobre os riscos das mudanças climáticas, com a ONG chegando a solicitar um decreto sobre a questão em 2020. Durante a marcha, os manifestantes chamaram atenção para a urgência da situação, defendendo a necessidade de medidas imediatas para combater a emergência climática.
Pedido de ação urgente
Nos cartazes empunhados durante a manifestação, era possível ler frases como “Capitalismo é desastre ambiental”, denunciando a relação entre o modelo econômico vigente e os impactos ambientais negativos. Além disso, palavras de ordem como “Fora os negacionistas” e “As mudanças climáticas estão nos matando. Emergência climática já!” foram entoadas pelos participantes, que buscavam chamar a atenção para a gravidade da situação e a necessidade de ações concretas.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok