
Disputa acirrada no segundo turno das eleições presidenciais na Lituânia
O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, e sua primeira-ministra, Ingrida Simonyte, estão rumo ao segundo turno das eleições presidenciais, que será realizado em 26 de maio. O primeiro turno, que ocorreu no último domingo (12), apresentou um cenário marcado pela “ameaça russa”.
Liderança de Nauseda e expectativas para o segundo turno
Após a apuração da maioria dos votos, Nauseda lidera a disputa com 46% dos votos, enquanto Simonyte aparece com 16%, de acordo com informações da Comissão Eleitoral. As pesquisas já indicavam o favoritismo do presidente, um ex-executivo do setor bancário, frente aos outros sete candidatos que incluíam o advogado Ignas Vegele. Analistas projetam a vitória de Nauseda no segundo turno.
Visões divergentes entre os candidatos
Nas questões de defesa, Nauseda e Simonyte apresentam concordância, no entanto, possuem visões diferentes em temas sociais e nas relações da Lituânia com a China. As relações do país com Pequim tornaram-se tensas em 2021, quando Vilnius permitiu a abertura de uma embaixada com o nome de Taiwan, provocando ações de retaliação por parte da China.
Temas em destaque na campanha eleitoral
O país báltico, com 2,8 milhões de habitantes, tem fronteira com o enclave russo militarizado de Kaliningrado, tornando a questão da “ameaça russa” um tema central na eleição. Analistas afirmam que a população e os candidatos reconhecem de forma unânime o perigo representado por Moscou. Os eleitores encontram em Nauseda um candidato de posição mais à esquerda em termos econômicos e sociais, enquanto Simonyte é apoiada por conservadores e liberais.
Desafios em relação à política externa
As relações entre Nauseda e os conservadores liderados por Simonyte têm gerado debates, especialmente no que diz respeito às relações com a China. Durante a campanha, o tema da representação de Taiwan foi colocado em pauta, com Nauseda defendendo a mudança do nome do escritório de representação, enquanto Simonyte se opõe a essa medida.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









