Preços de presentes de fim de ano estão abaixo da inflação, aponta estudo da FecomercioSP
Um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelou que os preços dos itens geralmente procurados para presentear familiares e amigos neste período do ano estão abaixo da inflação. De acordo com o levantamento nacional divulgado recentemente, os preços dos presentes estão, em média, 2,15% mais caros em dezembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto a inflação até novembro atingiu 4,77%.
Itens analisados e variações de preço
A pesquisa da FecomercioSP utilizou um grupo de 50 itens, que incluem brinquedos, eletrônicos, flores, livros, sapatos e roupas. Entre os destaques, os tênis tiveram um aumento de 1,88% em 12 meses, enquanto as bermudas apresentaram uma alta de 0,76%. Alguns itens, no entanto, registraram uma queda de preço, como as camisas infantis (-0,34%), bicicletas (-3,93%) e brinquedos (-4,46%).
Variações expressivas nos preços
Dos 50 itens analisados, apenas 12 tiveram aumentos acima dos 4,77% em comparação com o ano anterior. Os produtos que mais encareceram foram as flores naturais (15,9%), joias (13,7%), ar-condicionado (11%), livros não didáticos (9,7%) e saias (6,98%). Por outro lado, os itens que mais tiveram queda de preço foram os brinquedos (-4,4%), aparelhos telefônicos (-4%), bicicletas (-3,9%), máquinas de lavar roupas (-2,6%) e refrigeradores (-2%).
Cenário favorável para o varejo brasileiro
Segundo a FecomercioSP, o cenário econômico atual é favorável para o varejo brasileiro. Com uma taxa de desemprego baixa, de 6,2% no trimestre encerrado em outubro, uma massa de rendimentos mais alta e maior disponibilidade de crédito, especialmente através do cartão, espera-se um período de vendas aquecidas no país neste final de ano. Com opções de pagamento diversificadas, como parcelamento ou Pix, a expectativa é positiva para o comércio.
Fonte: Agência Brasil