O Banco Central define data de lançamento do Pix Automático para a população
O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (22) que o lançamento do Pix Automático para a população acontecerá em 16 de junho de 2025. A nova data foi divulgada por meio da Resolução BCB N° 402, publicada no site da instituição.
A autoridade monetária prevê que o Pix Automático facilitará cobranças recorrentes, modalidade em que o usuário paga periodicamente por um produto ou serviço, aumentando a eficiência da cobrança periódica.
Empresas
O Pix Automático poderá ser utilizado como forma de recebimento por empresas de diversos setores e tamanhos, incluindo faturas de concessionárias de serviços públicos, mensalidades escolares, academias, condomínios, planos de saúde e muito mais. Com essa modalidade, o BC estima que as empresas poderão reduzir custos de cobrança, já que a operação independe de convênios bilaterais.
Pela resolução, o prestador de serviços que deseja aderir ao Pix Automático precisa informar detalhes da cobrança ao solicitar autorização. Caso haja saldo insuficiente na data de pagamento, poderão ser feitas novas tentativas na conta da pessoa pagadora.
Pagador
Para o pagador, o Pix Automático será gratuito e trará mais comodidade como alternativa de pagamento recorrente. O cliente precisará dar autorização prévia e específica uma única vez, permitindo débitos periódicos de forma automática. Essa autorização pode ser feita por meio do dispositivo de acesso ao Pix no celular ou computador.
Após dar a autorização inicial, os valores serão debitados periodicamente da conta do pagador conforme a instrução de pagamento. O cancelamento ou alteração da autorização pode ser feito unilateralmente a qualquer momento pelo pagador.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok