PGR solicita mais apuração sobre cartão de vacina de Bolsonaro

Procurador-geral da República pede aprofundamento de investigação envolvendo Bolsonaro em fraude de certificados de vacinação

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou nesta terça-feira (23) à Polícia Federal (PF) que aprofunde as investigações sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da fraude em certificados de vacinação contra a covid-19.

Indiciamento de Bolsonaro e mais 15 acusados

No mês passado, Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e outros 15 acusados foram indiciados pela PF. Após o indiciamento, o inquérito foi encaminhado para a PGR para que seja decidido se uma denúncia será oferecida contra o ex-presidente e os demais investigados.

Diligências necessárias para a apuração dos fatos

O procurador considerou que algumas diligências são essenciais para aprofundar a investigação, como a análise de laudos periciais em celulares e computadores apreendidos, bem como informações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Relevância dos certificados de vacinação para a entrada nos EUA

Gonet destacou a importância de verificar se certificados de vacinação foram apresentados por Bolsonaro e demais integrantes da comitiva presidencial ao adentrar e permanecer no território norte-americano. A existência de normas para a entrada nos EUA que exigiam a apresentação do certificado de vacinação também foi ressaltada pelo procurador.

Fraude visava facilitar permanência de Bolsonaro nos EUA

Segundo as investigações, a fraude para inserção de informações falsas no sistema do Ministério da Saúde tinha como intuito facilitar a permanência de Bolsonaro nos Estados Unidos, país que impôs medidas sanitárias contra estrangeiros não vacinados contra a covid-19.

Viagem de Bolsonaro para os EUA e invasão dos Três Poderes

No dia 30 de dezembro de 2022, véspera do fim de seu mandato, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos. Posteriormente, em 8 de janeiro de 2023, ocorreu a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes no Brasil.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok