
POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADOS CONTRA EX-DIRETORES DA EMPRESA AMERICANAS POR FRAUDES CONTÁBEIS
Operação Disclosure
Policiais federais estão cumprindo nesta quinta-feira (27) dois mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão contra ex-diretores da empresa Americanas. As acusações envolvem participação em fraudes contábeis que chegam a R$ 25,3 bilhões, segundo a Polícia Federal (PF).
Investigação e colaboração
A Operação Disclosure também determinou o sequestro de bens e valores dos ex-diretores investigados, que totalizam mais de R$ 500 milhões. As ordens judiciais foram expedidas pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, a partir de investigações da PF, do Ministério Público Federal e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Irregularidades constatadas
De acordo com a PF, as investigações contaram com a colaboração da atual diretoria da empresa. Os então diretores da Americanas teriam praticado fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, consistindo em antecipações de pagamento a fornecedores por meio de empréstimos bancários.
Além disso, também foram constatadas irregularidades em contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), em que foram contabilizadas verbas que nunca existiram, segundo nota da PF.
Réus e crimes
Os ex-diretores da Americanas, que atualmente está em recuperação judicial, deverão responder pelos crimes de manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro, de acordo com as investigações em andamento.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok