PF investiga fraudes em alvarás judiciais em 3 estados

Polícia Federal cumpre mandados contra suspeitos de fraudar alvarás da Justiça do Trabalho no Rio de Janeiro

Fraude milionária

Nesta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para cumprir nove mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudar alvarás da Justiça do Trabalho no Rio de Janeiro. De acordo com a PF, o grupo criminoso utilizava certificados digitais falsos em nome de magistrados para fraudar alvarás judiciais, conseguindo sacar um total de R$ 4 milhões, causando prejuízos à União. A soma dos valores dos alvarás falsificados que seriam usados para fazer saques indevidos chegava a R$ 62 milhões.

Operação Juízo Paralelo

Esta ação é parte da terceira fase da Operação Juízo Paralelo, que tem como alvo doleiros que ajudavam a lavar dinheiro para a organização criminosa. As fases anteriores da operação foram realizadas no final de 2022 e em dezembro de 2023, com o intuito de desarticular o esquema fraudulento.

Busca por ressarcimento

Os mandados de busca e apreensão, autorizados pela 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, têm o objetivo de apreender dinheiro, veículos e bens de alto valor para ressarcir os cofres públicos. Os endereços dos suspeitos estão distribuídos pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Atuação em diversos estados

Além do Rio de Janeiro, a organização criminosa investigada tem indícios de atuação nos estados de Sergipe, Paraná e Santa Catarina. Os envolvidos no esquema responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, estelionato qualificado, falsidade ideológica e falsidade de documento público.

Investigações em curso

As investigações seguem em andamento e novas informações podem surgir à medida que novas descobertas forem feitas. A PF está empenhada em desmantelar essa quadrilha e garantir que os responsáveis sejam punidos de acordo com a lei.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok