
Polícia Federal inicia operação para erradicar cultivo de maconha em terras indígenas no Maranhão
A Polícia Federal (PF) deu início nesta sexta-feira, 19, a uma operação no estado do Maranhão com o objetivo de erradicar o cultivo ilegal de maconha em terras indígenas. As ações se concentram no município de Grajaú, localizado a aproximadamente 570 quilômetros da capital São Luís.
Prisões em flagrante e acusações
Até o momento, a operação já resultou na prisão de 12 indivíduos em flagrante. Essas pessoas poderão responder judicialmente pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, crimes graves que acarretam penas significativas. Caso sejam condenados, os acusados podem enfrentar até 30 anos de prisão.
Ação policial e apreensões
Os agentes da PF já conseguiram destruir mais de sete mil pés de maconha, encontrados em uma área de aproximadamente 7.680 metros quadrados. Além disso, durante a operação, foram apreendidas porções da droga pronta para consumo, equipamentos utilizados para o processamento e prensagem das substâncias ilegais, bem como armas de fogo utilizadas pelos envolvidos.
Operação Terra Livre e colaboração institucional
Intitulada como “Operação Terra Livre”, a ação coordenada pela Polícia Federal conta com uma força-tarefa composta por 65 agentes federais, em conjunto com a colaboração de outras instituições como a Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, Polícia Militar e Polícia Civil.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok