Pesquisa: 49% dos brasileiros confiam em melhora do país em 2025

Pesquisa Febraban mostra expectativas para o Brasil em 2025

Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos entrevistados acreditam que o Brasil irá melhorar até o ano de 2025. O resultado se manteve estável em relação ao levantamento de outubro, porém, apresentou uma queda de dez pontos em comparação com a pesquisa realizada em dezembro do ano anterior, que registrou 59% de otimismo.


1735272932 679 ebc

Percepção de piora e contexto temporal

Por outro lado, a porcentagem dos entrevistados que acreditam que o país irá piorar aumentou de 23% em outubro para 28% em dezembro. Esse índice representa uma elevação de 11 pontos em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrava 17% de expectativas negativas.

O estudo realizado pela Febraban, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), foi conduzido entre os dias 5 e 9 de dezembro, com a participação de 2 mil pessoas em todas as regiões do Brasil.

Análise comparativa e perspectivas

Os dados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados (66%) acredita que o país teve melhorias em 2024, sendo que 40% consideraram que houve avanços significativos e 26% afirmaram que a situação permaneceu estável em relação ao ano anterior. Essa percepção positiva apresentou uma queda em relação a 2023, quando 79% dos entrevistados consideraram que o país havia progredido (49% de melhora e 30% de estabilidade).

Por outro lado, a percepção de piora em relação ao ano anterior cresceu ao longo de 2024, passando de 20% em dezembro do ano anterior para 32% em dezembro de 2024. Esse aumento de 12 pontos evidencia uma mudança de cenário na visão dos entrevistados.

Reflexão sobre os resultados

O sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, destacou que as perspectivas para 2025 refletem um misto de otimismo e cautela, influenciadas pelo contexto vivenciado ao longo do ano anterior. O período foi marcado por aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas também foi impactado por desafios como a seca, queimadas e as notícias sobre a alta da Selic, dos juros e da inflação.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok