Parcial rompimento de barragem no RS

Usina Hidrelétrica 14 de Julho tem parte de barragem rompida

Na tarde desta quinta-feira (2), uma parte da barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, localizada no município de Cotiporã (RS), na Serra Gaúcha, rompeu-se. A estrutura fica a aproximadamente 170 quilômetros de Porto Alegre. De acordo com o governador Eduardo Leite, em vídeo divulgado nas redes sociais, especialistas afirmam que o colapso não resultará na devastação por uma enxurrada, no entanto, as cidades localizadas abaixo do ponto de rompimento podem experimentar os efeitos do aumento do nível do rio Taquari.

Moradores em áreas de risco devem se deslocar

A Defesa Civil estadual vinha alertando previamente sobre a elevação do nível do rio devido às intensas chuvas desde a última sexta-feira (24). Em conjunto com outros órgãos públicos, a Defesa Civil está realocando as famílias que permaneciam em regiões de risco. A recomendação é que os moradores das cidades de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem os locais de risco e busquem abrigos públicos ou outra área segura para se proteger durante a elevação do Rio Taquari.

“A orientação expressa é que os moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem as áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari”, alertou a Defesa Civil.

A Companhia Energética Rio das Antas confirmou o rompimento parcial do trecho direito da barragem às 13h40. O Plano de Ação de Emergência estava em execução desde a tarde do dia anterior, com coordenação das Defesas Civis regionais e acionamento de sirenes para evacuação da área. Assim, a população local foi retirada com antecedência e segurança.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok