Papa pede líderes do Timor Leste para proteger os jovens

Papa Francisco faz apelo contra abuso de crianças em visita ao Timor Leste

O papa Francisco fez um apelo nesta segunda-feira (9) aos líderes do Timor Leste para evitar “qualquer tipo de abuso” contra as crianças e adolescentes durante uma visita a este país de maioria católica, que foi cenário de um grande escândalo de pedofilia dentro da Igreja.

Visita do Pontífice

O pontífice, de 87 anos, chegou durante a tarde à capital timorense, Dili, na terceira escala de uma viagem de 12 dias pela região Ásia-Pacífico, que já passou pela Indonésia e Papua-Nova Guiné e terminará em Singapura na sexta-feira.

Pedido de Responsabilidade

“Todos somos chamados a agir de forma responsável para evitar qualquer tipo de abuso e garantir que as nossas crianças cresçam tranquilamente”, afirmou o jesuíta argentino em seu primeiro discurso no país, diante das autoridades timorenses, sem mencionar um caso concreto ou a responsabilidade do Vaticano.

Pontífice não se desculpa por casos de pedofilia na Igreja

O papa, que prometeu “tolerância zero” com a pedofilia, não pediu desculpas, nem reconheceu o papel estrutural da Igreja nos abusos.

Recepção calorosa da população

A visita de Francisco provocou grande entusiasmo no país, onde quase 98% dos 1,3 milhão de habitantes são católicos. O papa recebeu flores e um lenço tradicional ao desembarcar no aeroporto de Dili, fechado para voos civis há três dias, onde foi recebido por uma guarda de honra e pelo presidente José Ramos-Horta.

Desafios enfrentados pelo Timor Leste

O Timor Leste é um dos países mais pobres do mundo, muito dependente das receitas do petróleo e do gás, que segundo especialistas podem acabar em alguns anos. Muitos moradores lutam para chegar ao final do mês, enfrentando questões como violações dos direitos humanos, corrupção endêmica, violência de gênero e trabalho infantil.

Apoio do Papa

Francisco pode abordar questões econômicas ou os problemas sociais que o país enfrenta durante sua visita, buscando trazer uma mensagem de esperança e solidariedade.

Desafio físico na viagem

A viagem pela região Ásia-Pacífico é a mais longa e distante desde a eleição de Francisco em 2013 e representa um desafio físico para o papa, que teve diversos problemas de saúde nos últimos anos.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok