País registra 29 casos de intoxicação por metanol, informa governo

Brasil tem 29 casos confirmados de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10) que o Brasil registrou 29 casos confirmados de intoxicação por metanol decorrente da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. Esse número representa um aumento de cinco casos em relação ao último balanço divulgado na quarta-feira (8). Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte forma: 25 em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Até o momento, o total de notificações em investigação é de 217, uma redução em relação ao balanço anterior que contabilizava 235 suspeitas.

Além disso, o número de casos suspeitos descartados também aumentou, chegando a 249 no total. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os únicos estados com casos confirmados desse tipo de intoxicação até o momento.

Suspeitas em diversos estados brasileiros

No estado de São Paulo, há 160 notificações em investigação, o que corresponde a 73,73% do total. Em seguida, Pernambuco aparece com 31 suspeitas, seguido por Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rondônia, cada um com um número menor de casos suspeitos.

Óbitos relacionados à intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde informou que não houve confirmação de novas mortes causadas pela ingestão de metanol desde a última quarta-feira. As cinco pessoas que faleceram em decorrência dessa intoxicação eram do estado de São Paulo. No entanto, 12 óbitos ainda estão sob investigação, um aumento em relação ao balanço anterior. Os casos suspeitos de óbito estão distribuídos entre Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok