ONU: 140 mulheres são vítimas de feminicídio diariamente

Relatório aponta que 85 mil mulheres e meninas foram mortas intencionalmente em 2023

Em 2023, um total de 85 mil mulheres e meninas foram vítimas de homicídio intencional em todo o mundo. Desses casos, 60% foram cometidos por um parceiro íntimo ou outro membro da família. Isso equivale a uma média de 140 mulheres e meninas mortas diariamente ou uma a cada dez minutos.

Os dados alarmantes foram divulgados em 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, pela ONU Mulheres e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

Regiões com maiores taxas de feminicídio

O relatório intitulado “Feminicídios em 2023: Estimativas Globais de Feminicídios por Parceiro Íntimo ou Membro da Família” apontou que o continente africano foi onde se registraram as maiores taxas de feminicídios relacionados a parceiros íntimos e familiares, seguido pelas Américas e pela Oceania.

Na Europa e nas Américas, a maioria das mulheres assassinadas em ambiente doméstico (64% e 58%, respectivamente) foram vítimas de parceiros íntimos. Por outro lado, em outras regiões, os principais agressores foram membros da família.

Alerta sobre outras formas de feminicídio

O relatório ressaltou que, além dos casos de assassinato de mulheres e meninas por parceiros íntimos ou outros membros da família, existem outras formas de feminicídio que representaram mais 5% de todos os homicídios cometidos contra mulheres em 2023.

De acordo com a publicação, apesar dos esforços feitos por diversos países para prevenir os feminicídios, os níveis continuam alarmantemente elevados. Muitas vezes, esses atos são o resultado de episódios repetidos de violência de gênero, o que evidencia que são evitáveis por meio de intervenções oportunas e eficazes.

Diante desse cenário preocupante, fica evidente a urgência de ações concretas e eficazes para combater a violência contra as mulheres em todo o mundo.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok