ONS bate recorde de demanda máxima de energia

Recorde de Demanda de Energia Elétrica no Brasil

As altas temperaturas registradas em quase todo o país nos últimos meses fez com que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrasse um novo recorde na demanda máxima de carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN). No último dia 15 de março, às 14h37, a poucos dias do fim do verão a demanda chegou a 102.478 megawatts (MW), sendo atendida por 92,5% de energia sustentável. Além disso, houve um recorde de carga média no valor de 91.338 MW-médio.

Novos Recordes e Comparativos

Os dois recordes anteriores de demandas máximas de carga foram observados no dia 7 de fevereiro deste ano (101.860 MW) e em 14 de novembro do ano passado (101.475 MW), informou o ONS nesta segunda-feira (18). Já o recorde anterior de carga média ocorreu em 17 de novembro de 2023, com 90.596 MW-médio. Desde novembro de 2023, o SIN vem registrando sucessivos recordes na demanda instantânea de carga, em função das ondas de calor recordes registradas no país.

Impacto das Mudanças Climáticas na Demanda Energética

Os recordes constantes de demanda de energia elétrica no Brasil refletem as mudanças climáticas e os extremos de temperatura que vêm sendo observados nos últimos anos. Com ondas de calor cada vez mais intensas e prolongadas, a necessidade de energia elétrica para refrigeração e ventilação tem aumentado significativamente, o que coloca pressão sobre o sistema interligado nacional.

Esses novos recordes evidenciam a importância de investimentos em fontes de energia renovável e sustentável, que possam atender a demanda crescente sem comprometer o meio ambiente. O uso de energia limpa se mostra fundamental para garantir um suprimento estável e eficiente de eletricidade, mesmo em condições climáticas extremas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok