Ondas congeladas na Terra do Fogo: frio extremo na Argentina

Clima extremo congela ondas do mar na Patagônia

Um fenômeno impressionante foi registrado no norte da cidade de Río Grande, na província Terra do Fogo, sul da Argentina. O frio extremo que atinge a região congelou ondas do mar próximo à baía de San Sebastián, a cerca de 362 quilômetros de Ushuaia, capital da província.

Causas do fenômeno

As imagens do mar congelado viralizaram nas redes sociais, chamando a atenção de especialistas. Segundo meteorologistas entrevistados pelo jornal argentino Clarín, as baixas temperaturas aliadas às condições climáticas específicas foram responsáveis por esse fenômeno peculiar.

Temperaturas extremamente baixas

A região da Terra do Fogo tem enfrentado temperaturas abaixo de zero nos últimos dias. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), o frio intenso persistirá ao longo da semana. No último fim de semana, as temperaturas chegaram a ser inferiores a -10ºC. Na terça-feira, Río Grande registrou temperaturas entre -0,5°C e 0,7°C, com sensação térmica mínima de -4,8°C.

Previsão do tempo

Para os próximos dias, a previsão é de que as temperaturas continuem muito baixas na região. Na quinta e sexta-feira, a máxima esperada é de -1ºC, enquanto a mínima pode chegar a -6ºC. O domingo será o dia mais “quente” da semana, com máxima de 3ºC e mínima de -1ºC.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok