Nove mortos e centenas de feridos em Taiwan após terremoto

Terremoto em Taiwan deixa ao menos nove mortos e mais de 800 feridos

Um terremoto potente com magnitude superior a 7 graus nesta quarta-feira deixou pelo menos nove mortos e mais de 800 feridos em Taiwan, provocou danos em vários edifícios, assim como um alerta de tsunami na costa leste da Ásia, suspenso após algumas horas.

Intensidade do terremoto e danos causados

As autoridades taiwanesas afirmaram que o terremoto e os tremores secundários foram os mais intensos na ilha em 25 anos. Todas as mortes aconteceram no condado de Hualien, o ponto mais próximo ao epicentro do terremoto, no leste da ilha, informou o Corpo de Bombeiros. Além disso, 821 pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades, que não especificaram a gravidade das lesões.

“Tudo tremeu de maneira violenta. Os quadros na parede, a televisão e o armário de bebidas caíram”, declarou um morador da cidade Hualien ao canal local SET TV. A imprensa local exibiu imagens de vários edifícios em Hualien perigosamente inclinados após o tremor. Em Nova Taipé, norte, um armazém desabou e 60 pessoas foram retiradas dos escombros, segundo a prefeitura.

Informações sobre o terremoto

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto desta quarta-feira atingiu 7,4 graus de magnitude e aconteceu pouco antes das 8H00 locais. O epicentro foi localizado 18 quilômetros ao sul de Hualien, com uma profundidade de 34,8 km. O tremor foi sentido em toda Taiwan e nas ilhas, sendo considerado o mais forte em 25 anos pelas autoridades locais.

Em setembro de 1999, um terremoto de 7,6 graus de magnitude matou quase 2.400 pessoas em Taiwan, no desastre natural com o maior número de vítimas na história do território.

Resgate e ajuda às vítimas

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, determinou a coordenação entre as agências locais e centrais. As autoridades mobilizaram equipes para remover as rochas que bloqueavam as estradas na direção de Hualien. Também anunciou o apoio do Exército aos trabalhos de resgate e ajuda. As normas rigorosas de construção e a conscientização sobre este tipo de desastre parecem ter evitado uma catástrofe ainda maior em Taiwan, afetada frequentemente por terremotos devido a sua localização entre duas placas tectônicas.

Alerta de tsunami e repercussões do terremoto

O terremoto foi sentido em todo território de Taiwan e vários tremores secundários foram registrados. Na capital Taipé, a circulação do metrô foi suspensa por quase uma hora e os moradores receberam a solicitação para verificar eventuais vazamentos de gás. A fabricante taiwanesa de semicondutores TSMC, a maior do mundo, interrompeu por alguns minutos a produção em algumas unidades. O tremor foi sentido na outra margem do Estreito de Taiwan, na região de Fujian da China continental, assim como na cidade semiautônoma de Hong Kong.

O alerta de tsunami em Taiwan, nas ilhas do sudoeste do Japão e em várias províncias das Filipinas foram suspensos após algumas horas. No Japão, as autoridades suspenderam temporariamente o tráfego aéreo no aeroporto de Naha, na ilha de Okinawa. A agência meteorológica japonesa detectou ondas de tsunami de até 30 centímetros em algumas ilhas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok