Norte e Centro-Oeste lideram crescimento das exportações empresariais

Crescimento de empresas exportadoras no Brasil em 2023: Norte e Centro-Oeste lideram

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou nesta quarta-feira (3) que as regiões Norte e Centro-Oeste foram as que mais cresceram em termos de empresas brasileiras exportadoras em 2023. O órgão realizou um estudo considerando o porte fiscal das empresas e cruzando dados sobre origem, produtos vendidos e destino das mercadorias.

Regiões em destaque e números alcançados

No ano passado, o Brasil alcançou o recorde de 28.524 empresas vendendo para o exterior, um aumento de 2% em relação ao ano anterior. O destaque ficou para o crescimento no Norte, com 8,8%, seguido pelo Centro-Oeste com 8%, Sul com 2,6% e Sudeste com 1,4%. No entanto, o Nordeste registrou uma queda de 1,6% no total de companhias exportadoras.

Detalhes sobre os tipos de empresas exportadoras

A análise mostra que a região Nordeste teve declínio, especialmente nas micro e grandes empresas exportadoras. Por outro lado, as empresas exportadoras de pequeno porte no Nordeste cresceram 7,5%. As maiores altas percentuais foram registradas no Centro-Oeste e no Norte para empresas de grande e microporte, respectivamente.

Apesar do crescimento significativo no Norte e no Centro-Oeste, os números absolutos revelam que a concentração de firmas exportadoras ainda é maior no Sudeste e no Sul, representando mais de 80% das micro, pequenas e médias e grandes exportadoras.

Ranking das empresas exportadoras em 2023

Das 28.524 empresas exportadoras registradas no país em 2023, 59% são médias e grandes, 21,2% são microempresas e 18,9% são de pequeno porte, com 0,8% de empresas classificadas como não mercantis. Em termos de crescimento, as empresas de médio e grande porte apresentaram a maior expansão, seguidas pelas pequenas e, por fim, as microempresas.

Destaques por setores e destinos dos produtos

O setor agropecuário se destacou com crescimentos de 7% nas empresas de médio e grande porte e 4,5% nas de pequeno porte. Já a indústria de transformação também teve crescimento em ambas as categorias. Em relação aos destinos dos produtos, a China lidera em todos os segmentos, com destaque para o crescimento das exportações de empresas de pequeno porte.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok