No G20, Brasil mantém compromisso em combater o racismo

Brasil reafirma compromisso global contra o racismo e desigualdades no G20

O Brasil reafirmou o compromisso com o combate ao racismo e às desigualdades raciais, durante reunião do G20, realizada nesta terça-feira (23), no Rio de Janeiro. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou que o país segue comprometido em promover a igualdade étnico-racial como um imperativo para construir um mundo mais justo e sustentável.

Compromisso global contra o racismo

O ministro Mauro Vieira ressaltou a importância do compromisso assumido pelo Brasil em relação à igualdade étnico-racial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação voluntária do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 18, com o objetivo de alcançar a igualdade étnico-racial na sociedade brasileira, durante o seu discurso na Assembleia Geral da ONU em 2023.

Os ODS são uma agenda global para acabar com a pobreza e as desigualdades, pactuados pelos 193 Estados-Membros da ONU, que devem ser cumpridos até 2030. Lula propôs nacionalmente a criação de um 18º objetivo em busca de igualdade étnico-racial.

Combate à pobreza e à fome

Vieira reforçou que a erradicação da pobreza é prioridade absoluta para o Brasil. No entanto, o ministro destacou que, em nível global, este objetivo ainda está distante. Dados da Oxfam mostram que o mundo está cada vez mais desigual, com o 1% mais rico acumulando a maior parte da riqueza gerada e os 10% mais ricos sendo responsáveis por metade das emissões de carbono.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ressaltou a necessidade de reforçar o compromisso global na luta contra a pobreza. Franco enfatizou que a erradicação da pobreza não deve ser apenas um compromisso retórico, mas sim uma ação efetiva por parte das nações.

Aliança Global no G20

A reunião do G20, iniciada na segunda-feira (22), prevê uma série de eventos ao longo da semana no Rio de Janeiro. Na quarta-feira (24), será realizado o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com a presença do presidente Lula da Silva, uma das prioridades da presidência brasileira do G20.

Além disso, está previsto o lançamento da Agenda de Enfrentamento à Fome e à Pobreza com foco em mulheres negras, com a participação da ministra Anielle Franco. O programa terá metas ambiciosas e investimentos significativos em políticas públicas para combater essas questões.

Relevância do G20

O G20 é composto por 19 países e a União Europeia, representando cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e dois terços da população mundial. Desde 2008, os países revezam-se na presidência do grupo, sendo esta a primeira vez que o Brasil preside o G20 no formato atual.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok