Nível do Guaíba sobe 41 cm em 24h

Alerta: Nível do Guaíba continua subindo, mesmo com redução das chuvas

Apesar da diminuição da intensidade das chuvas nas últimas 24 horas em grande parte do Rio Grande do Sul, o nível do Guaíba continua aumentando, preocupando a população da região metropolitana de Porto Alegre e causando mais danos e transtornos.

Registro de subida do nível do lago

Entre às 8 horas de ontem (13) e o mesmo horário de hoje (14), o nível do lago subiu 0,41 centímetros, alcançando 5,21 metros – 2,21 metros acima da chamada cota de inundação, estabelecida em 3 metros. O recorde histórico de 5,33 metros foi atingido na semana passada. Esse aumento significativo é resultado das chuvas ocorridas no último fim de semana, principalmente no Vale do Taquari, de onde as águas fluem em direção à região metropolitana de Porto Alegre pelos rios que desembocam no Guaíba.

A previsão dos especialistas

Os técnicos do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estimam que o nível do Guaíba pode superar os 5,4 metros ainda nesta terça-feira, dependendo da direção do vento sul, que retarda o escoamento das águas para a Lagoa dos Patos, onde desaguam no oceano. Em nota, os especialistas do IPH alertaram para a importância de manter a atenção em todas as áreas de risco, especialmente à população afetada, e de tomar ações imediatas para preservar as infraestruturas e os serviços essenciais, como o saneamento básico.

Solicitação de evacuação

Diante do cenário preocupante, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reiterou o pedido para que os moradores de áreas previamente afetadas pelas cheias deixem suas residências. Melo enfatizou a necessidade de confiar na ciência e nos especialistas para garantir a segurança da população, mesmo diante da incerteza. Até o momento, cerca de 13.688 pessoas já foram acolhidas em abrigos na capital gaúcha, e a prefeitura está pronta para receber mais pessoas, se necessário.

Monitoramento constante da Defesa Civil

Em comunicado, a Defesa Civil estadual destacou que, apesar da ausência de chuvas significativas no estado nas últimas 24 horas, ainda ocorre a propagação das cheias na região hidrográfica do Guaíba. O órgão informou que o Rio Jacuí apresenta um pequeno aumento entre Dona Francisca e Rio Pardo, enquanto os rios Taquari e Caí demonstram uma redução em seus níveis ao longo de seus trajetos. O Rio dos Sinos está em elevação, seguindo o padrão do Guaíba.

A previsão é de que o Guaíba ultrapasse os níveis da cheia da semana anterior, e a Lagoa dos Patos permaneça elevada, com uma tendência de estabilização, seguida de um declínio lento, dependendo da região.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok