Ministério apoia taxação de big techs para inclusão digital

O papel das grandes empresas de tecnologia na inclusão digital do Brasil

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou a importância da participação ativa das grandes empresas de tecnologia na expansão da conectividade no Brasil durante um evento realizado em Brasília (DF), na última quarta-feira (10). Empresas como Google, Meta, Apple e Amazon foram citadas como fundamentais para a formação do futuro digital e no financiamento de políticas públicas que visam levar a internet para a parcela da população que ainda não possui acesso aos serviços online, reduzindo assim as disparidades sociais.

O poder de conectar pessoas, ideais e oportunidades

Para Juscelino Filho, essas grandes empresas possuem a capacidade de conectar pessoas, ideias e oportunidades como nunca antes. Ele enxerga uma oportunidade única em trazer essas gigantes da tecnologia para contribuir na expansão da infraestrutura digital do país, diminuir as diferenças regionais de acesso à internet e promover a tão desejada inclusão digital.

O debate sobre a participação das big techs na inclusão digital

Um dia antes do evento em Brasília, o ministro já havia defendido o papel das big techs na inclusão digital em um encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Durante o workshop “Tecnologia das Comunicações: Inclusão digital e as big techs”, o secretário da Fazenda, Robinson Barreirinhas, reforçou a importância da participação dessas gigantes tecnológicas nos esforços de inclusão digital, destacando também a discussão sobre a taxação dessas empresas em diversos países.

A necessidade de justiça tributária para inclusão digital

Barreirinhas ressaltou a importância de um sistema tributário mais justo para viabilizar a inclusão digital em todas as regiões do país, enfatizando a necessidade de distribuição adequada dos recursos. Para ele, não é razoável que as maiores empresas do mundo, que lucram consideravelmente com a tecnologia, não participem ativamente desse esforço de inclusão.

A realidade da exclusão digital no Brasil

Atualmente, mais de 23 milhões de brasileiros com mais de 10 anos de idade ainda não têm acesso à internet, o que os impede de utilizar aplicativos de celular, redes sociais e outros serviços online. Esses dados do governo federal evidenciam a urgência em buscar soluções para garantir a inclusão digital de toda a população.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok