
Maranhão e Amapá conhecem os campeões estaduais de futebol masculino em 2025
Maranhão
O último sábado (17) foi marcado pela definição dos campeões estaduais de futebol masculino no Maranhão e no Amapá. O Maranhão conquistou o título do Campeonato Maranhense pela 16ª vez, enquanto o Trem levantou a taça do Campeonato Amapaense pela décima vez em sua história, sendo o quinto consecutivo.
O Maranhão disputou sua terceira final consecutiva de Estadual, após ter sido campeão em 2023 e vice no ano anterior para o Sampaio Corrêa. O Imperatriz, único clube do interior a ter vencido o Maranhense mais de uma vez, buscava seu quarto título, após sua última conquista em 2019.
O jogo decisivo aconteceu no Castelão, em São Luís, após um empate sem gols na partida anterior. Aos 46 minutos do primeiro tempo, Ryan abriu o placar para o Maranhão. Na segunda etapa, Mikeias ampliou para o Bode Gregório, fazendo 2 a 0 e garantindo o título para a equipe da capital.
Amapá
No Amapá, o Trem conquistou o pentacampeonato estadual ao enfrentar o Oratório no Estádio Zerão, em Macapá. Com a vantagem do jogo de ida, o Trem empatou por 1 a 1, com Aleílson marcando o gol da Locomotiva. A igualdade foi suficiente para o segundo título consecutivo contra o mesmo rival.
O Trem, com dez títulos, se igualou ao Ypiranga como o terceiro maior campeão amapaense. O Macapá lidera a estatística com 16 títulos, seguido pelo Amapá, que possui 11 taças, mas está licenciado há uma década.
Lista dos campeões estaduais masculinos de 2025
A seguir, confira a lista de todos os campeões estaduais masculinos de 2025:
- Acre – Independência
- Alagoas – CRB
- Amazonas – Amazonas
- Amapá – Trem
- Bahia – Bahia
- Ceará – Ceará
- Distrito Federal – Gama
- Espírito Santo – Rio Branco-ES
- Goiás – Vila Nova
- Maranhão – Maranhão
- Mato Grosso – Primavera
- Mato Grosso do Sul – Operário-MS
- Minas Gerais – Atlético-MG
- Pará – Remo
- Paraíba – Sousa
- Paraná – Operário-PR
- Pernambuco – Sport
- Piauí – Piauí
- Rio de Janeiro – Flamengo
- Rio Grande do Norte – América-RN
- Rio Grande do Sul – Internacional
- Rondônia – Gazin Porto Velho
- Roraima – Grêmio Sampaio
- Santa Catarina – Avaí
- São Paulo – Corinthians
- Sergipe – Confiança
- Tocantins – União Araguainense
Fonte: Agência Brasil










