Manoel Messias vence etapa de Brasília da Copa do Mundo de Triatlo
A etapa de Brasília da Copa do Mundo de triatlo consagrou, mais uma vez, um atleta do país-sede. Neste sábado (9), o cearense Manoel Messias foi o grande vencedor da disputa realizada na orla do Lago Paranoá. Ele completou a prova, que consistia em 750 metros de natação, 20 quilômetros de pedalada e cinco quilômetros de corrida, em 53min35s. O pódio masculino foi completado pelo australiano Callum McClusky e pelo espanhol Sérgio Cabrera.
Desempenho de destaque na corrida a pé
O grande diferencial para Messias foi o trecho de corrida a pé, onde foi o único competidor a concluir em menos de 15 minutos, registrando o tempo de 14min58s. Ao cruzar a linha de chegada, o atleta não escondeu a emoção. Apesar de um ano com resultados abaixo do esperado, com duas etapas da Copa do Mundo não finalizadas e um 45º lugar na Olimpíada de Paris, Messias celebrou a vitória em casa: “Esse não foi meu melhor ano, mas estou extremamente feliz de terminá-lo com uma vitória em casa. Eu realmente me senti muito bem durante a corrida e fui para cima”, afirmou.
Brasileiros no Top 10
Além de Manoel Messias, outros dez atletas brasileiros participaram da etapa de Brasília. O paulista Miguel Hidalgo, vencedor da edição de 2023 e décimo colocado nos Jogos de Paris, chegou em quarto lugar. O top-10 ainda contou com a presença de dois brasileiros: Kauê Willy, do Paraná, em nono, e Antônio Bravo Neto, nascido nos Estados Unidos, em décimo.
Disputa feminina e homenagem emocionante
Na competição feminina, que reuniu 25 atletas, sendo cinco brasileiras, a cearense Vittoria Lopes foi a melhor representante da casa, terminando em oitavo lugar, com o tempo de 1h00min35s. A vitória ficou com a mexicana Rosa Tapia, seguida pela francesa Sandra Dodet e pela estadunidense Tamara Gorman.
A etapa em Brasília também foi marcada por uma emocionante homenagem a Luísa Baptista. A atleta, que sofreu um acidente em dezembro do ano passado e ficou em coma por três meses, foi liberada para correr por cinco minutos acompanhada pelos competidores brasileiros. Luísa, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, agradeceu o apoio: “Correr esses cinco minutos é muito importante para a minha recuperação. Se não fosse por vocês, eu não estaria aqui hoje”, emocionou-se.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok