Mais de 3,5 mil animais resgatados de ilhas no RS

Resgate de 3,5 mil animais ilhados pelas chuvas no Rio Grande do Sul mobiliza equipes do Poder Público e voluntários

As equipes do Poder Público e de voluntários se mobilizaram para o resgate de ao menos 3,5 mil animais ilhados pelas chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul (RS). No entanto, estima-se que o número de animais em situação de risco seja ainda maior, com diversos grupos de voluntários dedicados a salvar cães e gatos deixados para trás devido às enchentes.

Resgate heróico de animais em meio à tragédia das enchentes

Até a noite de sábado (4), as equipes do Poder Público conseguiram resgatar 3,2 mil animais, enquanto os voluntários, em diálogo com a Agência Brasil, relataram ter salvado pelo menos 350 animais com vida. A solidariedade se fez presente em ações como a da proprietária de um pet shop e de uma creche de animais em Esteio (RS), Carla Ebert, que acolheu 50 animais deixados para trás nas enchentes em apenas um dia.

Mobilização da sociedade para salvar os animais em risco

Carla Ebert destacou a comoção diante da situação vivida pelos animais: “É muito animal. É uma coisa absurda. A gente vai ver quando baixar a água, a gente nem está preparado para isso, devido aos que morreram. É muito triste”. A população se organizou da melhor forma possível, realizando resgates e levando os animais para abrigos providenciados pela prefeitura.

A ONG Grupo de Resposta a Animais em Desastre (Grad Brasil) informou que em um único dia realocou cerca de 100 animais nos municípios de Esteio e São Sebastião do Caí, na região metropolitana de Porto Alegre. A coordenadora da organização, Carla Sássi, relatou em uma rede social a angústia diante da magnitude do resgate: “É muito animal gente, na pontinha do telhado, é muito animal preso na janela, é muito animal que está nadando incansavelmente, é muito, muito, não consigo passar um número de tantos animais que são”.

Solicitação de apoio para ampliar operações de resgate

Carla Sássi ressaltou a necessidade de mais recursos para ampliar os salvamentos, pontuando a importância de barcos com motores devido à correnteza forte. A organização Grad Brasil emitiu nota solicitando apoio de embarcações a motor para resgatar o maior número possível de animais nas áreas inacessíveis.

Outra organização ativa nos resgates é a Campo Bom pra Cachorro em Campo Bom (RS), que retirou 80 animais em um dia, totalizando 200 animais salvos pelas equipes voluntárias. No entanto, o espaço para acolhimento se esgotou, e a ONG pede ajuda nas redes sociais para receber temporariamente os animais.

A solidariedade continua em destaque, porém, voluntários enfrentam dificuldades com a sobrecarga de animais e pedem compreensão e colaboração da população para lidar com a situação emergencial diante das enchentes.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok