Magda Chambriard é eleita presidente da Petrobras
O Conselho de Administração da Petrobras elegeu Magda Chambriard para o cargo de presidente da empresa, durante reunião do colegiado realizada nesta sexta-feira (24). Além disso, ela também foi nomeada conselheira de administração. Logo após a decisão, Magda já assumiu os cargos, integrando imediatamente o Conselho. Não foi necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim, conforme informou a Petrobras em comunicado ao mercado.
Processo de eleição
Antes de ser eleita para os dois cargos, o nome de Magda Chambriard passou pelo processo de governança da companhia. Na quarta-feira (22), o Comitê de Pessoas do Conselho de Administração, funcionando como Comitê de Elegibilidade (Celeg), concluiu a análise sobre sua indicação aos cargos de conselheira e presidente. A indicação seguiu para o Conselho de Administração, que aprovou sua eleição hoje.
Formação e carreira
Magda Chambriard possui mestrado em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ (1989) e é engenheira civil pela UFRJ (1979). Com especialização em Engenharia de Reservatórios, Avaliação de Formações, Produção de Petróleo e Gás, ela acumula vasta experiência na área de petróleo e gás. Além disso, realizou diversos cursos de Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, entre outros.
Magda iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, atuando sempre na área de produção e adquirindo conhecimento em todas as etapas do processo no Brasil. Em 2002, foi cedida à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como assessora da diretoria de Exploração e Produção.
Na ANP, assumiu as superintendências de Exploração e Definição de Blocos, coordenando a implantação do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica, essencial para o sucesso das licitações em bacias sedimentares de novas fronteiras. Em 2008, tornou-se diretora da ANP, e em 2012 assumiu o cargo de diretora-geral, liderando importantes projetos, como a primeira licitação do pré-sal e as licitações tradicionais sob regime de concessão.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok