
Lula visita obras do primeiro CEU de Diadema, com investimentos de R$ 90 milhões
As obras do primeiro Centro Educacional Unificado (CEU) da cidade de Diadema, na Grande São Paulo, com investimentos da ordem de R$ 90 milhões do governo federal, foram visitadas nesta sexta-feira (5) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A previsão é que a unidade educacional, de cultura e lazer seja inaugurada até o fim deste ano.
Lula é recebido por autoridades e ministros
Lula chegou ao local acompanhado pelos ministros Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Camilo Santana (Educação). O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), também acompanhou a visita de Lula ao local. Este é o segundo evento de Lula desta sexta-feira no estado de São Paulo. Mais cedo, ele esteve em Osasco, visitando a Unifesp.
CEU de Diadema: estrutura e capacidade
O CEU de Diadema, localizado no Jardim Promissão, terá 25 mil metros quadrados de área construída, em um complexo com três edifícios escolares e espaços para práticas esportivas e culturais como quadra poliesportiva, salas de ginástica, piscinas cobertas para natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro, cineteatro e oficinas culturais. Quando pronto, o complexo terá capacidade para receber 1,8 mil estudantes.
Projeto de construção e novos investimentos
Segundo o prefeito de Diadema, o projeto de construção CEU começou a ser executado em outubro de 2021. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da educação para o futuro do país durante a visita ao local. Ele anunciou a instalação de um novo instituto federal em Diadema, especializado em educação profissional e tecnológica. Além disso, está prevista a construção de um segundo CEU na cidade.
Carta dos estudantes e discurso de Lula
Durante o evento, Lula recebeu uma cesta dos estudantes de Diadema, contendo uma carta escrita por eles. Ele também ganhou dos estudantes uma camisa do futuro Instituto Federal de Diadema. O presidente ressaltou a importância da educação e da profissionalização, destacando que estudar é fundamental para o futuro dos jovens. Ele expressou o desejo de que até 2030, cerca de 80% das crianças do ensino fundamental do Brasil sejam alfabetizadas.
Novos investimentos em São Paulo
O ministro Alexandre Padilha destacou os investimentos do governo federal em São Paulo, anunciando doze novos institutos federais em diversas regiões do estado. Ele enfatizou a ampliação da estrutura da Unifesp em Diadema, como parte desse pacote de investimentos, que soma mais de 180 bilhões de reais em todo o estado.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









