Lula visita áreas alagadas no RS

Presidentes e Ministros desembarcam no RS para acompanhar operações de resgate

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, chegaram à Base Aérea de Canoas (RS) neste domingo (5). A comitiva irá acompanhar as operações de resgate e assistência às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.

O governador do estado, Eduardo Leite, recebeu a comitiva que também é composta por 13 ministros, além do comandante do Exército, general Tomás Paiva, do ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, e da primeira-dama Janja Lula da Silva.

Ministros presentes na comitiva

Os ministros que desembarcaram com Lula são os seguintes: Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Jader Filho (Cidades), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais).

Após saírem da Base Aérea, a comitiva sobrevoou o centro de Porto Alegre, onde o Governador Eduardo Leite mostrou a situação do mercado municipal coberto pela água. Também se juntarão aos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), que já estão no estado acompanhando as ações de socorro.

Balanço das operações de socorro

O Ministério da Defesa informou que foram resgatadas pessoas isoladas em 11 municípios e realizadas operações de apoio e reestruturação de imóveis em outras quatro cidades. Além disso, pistas foram desobstruídas, ponte lançada e organização de doações realizada em algumas localidades.

A FAB divulgou um balanço informando que transportou materiais de assistência e suporte à população atingida. E 647 militares das Forças Armadas estão envolvidos nas operações, com a atuação de 426 do Exército, 155 da Marinha e 66 da FAB.

Polícia Rodoviária Federal

A PRF anunciou o reforço de 75 agentes nas operações, com dificuldade de deslocamento por causa dos pontos bloqueados pelas chuvas. Realizaram 150 resgates terrestres e aéreos de pessoas e animais na região atingida pelos temporais.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok