Lula garante apoio do governo ao esporte paralímpico

Atletas paralímpicos brasileiros celebram resultados históricos com o presidente Lula

Os atletas paralímpicos brasileiros que participaram dos Jogos de Paris deste ano foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta terça-feira, no Palácio do Planalto, em uma cerimônia para comemorar o melhor desempenho do país na história da competição.

Recorde de 89 pódios

O Brasil encerrou sua participação na Paralimpíada de Paris com um recorde de 89 pódios, sendo 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Com esses resultados, o país conquistou o quinto lugar no quadro de medalhas, alcançando a melhor colocação brasileira na história do evento, superando os resultados de Tóquio, em 2021, e Rio de Janeiro, em 2016.

Compromisso e reconhecimento

Em seu discurso aos atletas, o presidente Lula garantiu apoio e estrutura para que continuem se preparando da melhor forma possível. Ele enfatizou o respeito e consideração que o governo tem pelos esportistas paralímpicos, ressaltando a importância de seu esforço e dedicação para praticar esportes.

Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, atribuiu o histórico desempenho ao planejamento estratégico implementado em 2017 e a uma mudança na estratégia da entidade, que passou a focar no desenvolvimento do esporte paraolímpico em todo o país.

Brasil, a pátria do esporte paralímpico

O ministro do Esporte, André Fufuca, celebrou os resultados alcançados pelos atletas brasileiros em Paris, destacando o país como a nova “pátria do esporte paralímpico”. Ele ressaltou a importância do investimento em programas como o Bolsa Atleta, que beneficia a maioria dos atletas paralímpicos do país.

Entre os atletas que participaram dos Jogos de Paris, 274 recebem o Bolsa Atleta, um programa do governo federal que incentiva o desenvolvimento esportivo no país.

Sonho realizado

Uma das atletas beneficiadas pelo programa, Mariana D’Andrea, de 26 anos, conquistou a medalha de ouro no halterofilismo, na categoria até 73 kg. Ela se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar um ouro olímpico nessa modalidade e agradeceu o apoio recebido para se dedicar inteiramente ao esporte.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok