
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza visita de Estado a Paris
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quarta-feira (4) a Paris para uma visita de Estado, a convite do presidente francês, Emmanuel Macron, e para outras atividades de interesse para o Brasil.
Acordos bilaterais e temas globais em destaque
Os dois presidentes devem assinar 20 atos bilaterais nas áreas de vacinas, segurança pública, educação e ciência e tecnologia. Lula destacou a importância de discutir assuntos de interesse global, como a guerra da Rússia e da Ucrânia, o massacre do exército de Israel à Faixa de Gaza e o acordo União Europeia-Mercosul.
“Vou ter reunião com o presidente Macron e discutir assuntos de interesses globais. Certamente, vamos discutir a guerra da Rússia e da Ucrânia, o massacre do exército de Israel à Faixa de Gaza, o acordo União Europeia-Mercosul. Vamos discutir coisas na área da defesa, porque nós temos uma parceria na área do submarino nuclear.”
O presidente também mencionou encontros com empresários brasileiros e franceses para atrair investimentos e parcerias privadas.
Novas declarações e investimentos esperados
Um dos pontos altos da agenda será o anúncio de uma nova declaração climática conjunta Brasil e França. Além disso, espera-se um anúncio de investimentos entre os dois países, considerando que o comércio bilateral já atinge US$ 9,1 bilhões.
A França é o terceiro país que mais investe no Brasil, com mais de US$ 66,3 bilhões em estoque. Vale ressaltar que há 13 anos o governo brasileiro não realizava uma visita de um chefe de Estado à França.
Programação diversificada na França
A programação inclui encontros no Palácio do Eliseu, título de Doutor Honoris Causa na Universidade Paris 8, homenagem na Academia Francesa, visita a exposições e participação no Fórum Econômico Brasil-França.
Lula também estará presente em eventos relacionados à saúde animal e à conservação dos oceanos, além de visitar a sede da Interpol em Lyon. O retorno ao Brasil está marcado para a próxima semana, com destaque para a Cúpula Brasil-Caribe em Brasília e a possível participação no encontro do G7, no Canadá.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









