Justiça nega pedido de exumação e traslado do corpo de Gal Costa

Justiça de São Paulo nega pedido de exumação e traslado do corpo de Gal Costa

A Justiça de São Paulo decidiu negar o pedido de exumação e traslado do corpo da renomada cantora Gal Costa, que faleceu aos 77 anos no mês de novembro de 2022. A solicitação foi feita pelo filho da artista, Gabriel Costa Penna Burgos, e foi analisada pela Vara de Registros Públicos, que justificou a negativa alegando que o caso vai além da esfera administrativa e registral da vara.

Desdobramentos da decisão judicial

Desta forma, a Justiça determinou que o processo seja encaminhado para a Central de Inquéritos Policiais e Processos (CIPP) para que sejam apurados os fatos narrados por Penna. A defesa do filho de Gal Costa informou que irá recorrer da decisão judicial, que visa autorizar a exumação do corpo da mãe para realização de uma necropsia.

Questionamentos sobre a causa da morte

O motivo do pedido de exumação se deve à existência de dúvidas em relação à causa da morte informada no atestado de óbito, uma vez que a cantora estava em boa saúde um dia antes de falecer. Gabriel Penna solicita uma perícia judicial para esclarecer as circunstâncias do falecimento de Gal Costa, que, de acordo com o documento, ocorreu em decorrência de um infarto agudo no miocárdio, com menção a um possível câncer de cabeça e pescoço.

Além disso, o filho da artista requereu a transferência do corpo de Gal Costa do Cemitério da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo, para o Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Posicionamento da família e da defesa

Por meio de nota, as advogadas de Gabriel Costa ressaltaram o direito da família em descobrir a verdade sobre os fatos. Segundo elas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) emitiu uma nota esclarecendo que não atestou a causa da morte, o que levanta questionamentos sobre as circunstâncias do óbito registradas no atestado.

A defesa alega ainda que a viúva da cantora, Wilma Petrillo, teria se oposto aos desejos de Gal Costa em relação ao local de sepultamento, o que também será objeto de investigação policial. A nota ressalta o desejo da família em trasladar o corpo da cantora para o Rio de Janeiro, conforme a vontade da própria Gal Costa.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok