Justiça Itinerante: TJRR atende mais de 360 pessoas em comunidade indígena de Pacaraima
A Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou uma ação que beneficiou mais de 360 pessoas na comunidade indígena de Pacaraima. A equipe esteve presente na Comunidade Roça, localizada na Escola Estadual Indígena Francisca da Silva Macuxi, oferecendo atendimento a todos os moradores das comunidades Xiriri, Monte Cristal, Lago Grande, Maruawai, Caranguejo, entre outras.
Atendimento em áreas remotas
A iniciativa da Justiça Itinerante visa levar os serviços judiciais a regiões distantes dos grandes centros urbanos, facilitando o acesso à Justiça para comunidades que muitas vezes não têm meios de se deslocar até os fóruns tradicionais. Com uma estrutura móvel, a equipe realiza atendimentos, conciliações e mediações de forma a garantir a resolução de conflitos e a garantia de direitos para a população local.
Benefícios para a comunidade indígena
A presença da Justiça Itinerante na comunidade de Pacaraima proporcionou uma oportunidade única para que os moradores tivessem acesso a serviços jurídicos de forma gratuita e sem a necessidade de se deslocar para a cidade. Com isso, questões relacionadas a direito de família, questões trabalhistas, cíveis e criminais puderam ser tratadas de forma ágil e eficiente, contribuindo para a resolução de impasses e demandas da comunidade indígena.
Fortalecimento da cidadania
Além de promover a resolução de casos pontuais, a presença da Justiça Itinerante em Pacaraima também contribui para o fortalecimento da cidadania e o acesso à justiça por parte dos moradores locais. Aproximar o poder judiciário das comunidades mais remotas é essencial para garantir que todos tenham seus direitos assegurados e que haja uma maior inclusão social por meio do acesso à justiça.
Com a continuidade dessas ações, a Justiça Itinerante do TJRR reafirma seu compromisso com a promoção da justiça e a garantia de direitos para todos os cidadãos, especialmente aqueles que vivem em áreas de difícil acesso. A iniciativa demonstra a importância de adaptar os serviços judiciais às necessidades das diferentes realidades do estado, promovendo assim uma maior igualdade e inclusão social para a população indígena de Roraima.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok