Julgamento de Donald Trump: defesa encerra caso antes de ouvir ex-presidente

Advogados de Donald Trump decidem não convocá-lo como testemunha em julgamento

Os advogados do ex-presidente dos EUA Donald Trump decidiram não convocar Trump como testemunha no julgamento atualmente em curso contra ele. A defesa de Trump encerrou o processo nesta terça-feira (21), com o julgamento na fase final e expectativa de conclusão na semana seguinte, quando o júri ouvirá os argumentos finais.

A acusação e o julgamento

Donald Trump é acusado de ter escondido contabilmente os pagamentos feitos à ex-atriz pornô Stormy Daniels em 2016, quando ele venceu as eleições presidenciais. O ex-presidente nega as acusações. O julgamento é o primeiro dos quatro processos enfrentados por Trump na Justiça norte-americana.

Na sessão desta terça, após um ex-procurador federal se manifestar a favor de Trump, o advogado do ex-presidente, Todd Blanche, informou ao juiz que a defesa havia encerrado os trabalhos.

Decisão de não testemunhar e alegações finais

Com o encerramento da defesa, Trump não pôde prestar depoimento para se defender pessoalmente no julgamento, que já ouviu Michael Cohen, ex-advogado de Trump, além de Stormy Daniels. O porquê da opção por não chamar o ex-presidente para testemunhar não foi explicado, mesmo após Trump falar com a imprensa na saída do tribunal, ignorando a pergunta sobre o assunto.

Promotoria e defesa encerraram os trabalhos no dia, com o júri liberado até 28 de maio para as alegações finais. Após mais de quatro semanas de depoimentos, os jurados podem começar a deliberar para decidir sobre as 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais contra Trump.

As acusações incluem um esquema para enterrar histórias negativas que pudessem prejudicar sua campanha presidencial de 2016, com registros internos da Organização Trump marcando pagamentos a Michael Cohen como despesas legais, sendo que o ex-advogado repassou a verba para Stormy Daniels.

Considerações finais

O desenrolar do julgamento contra Donald Trump continua a chamar atenção, e a decisão de não convocá-lo como testemunha acrescenta um novo capítulo ao caso. Com as alegações finais se aproximando, o desfecho do processo está cada vez mais próximo.

Stormy Daniels em outubro de 2018 — Foto: Markus Schreiber/AP
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok