Israel ataca Gaza e aumenta tensões com Líbano.

Conflitos na Faixa de Gaza: Exército Israelense Bombardeia Território Palestino

O Exército israelense realizou bombardeios na Faixa de Gaza nesta sexta-feira (14), em meio a um impasse nas negociações de trégua com o movimento islamista Hamas. A situação de tensão também se intensifica na fronteira norte de Israel com o Líbano.

Ataques em Gaza

Testemunhas relataram bombardeios em Rafah, cidade localizada no extremo sul da Faixa de Gaza, e em áreas do centro do território palestino. No hospital Mártires de Al Aqsa, em Deir al Balah, a morte de uma criança de 11 anos foi registrada após um bombardeio no campo de refugiados de Bureij.

Operações Militares

O Exército israelense informou que suas tropas seguiram com operações no centro de Gaza, com ataques a uma célula de milicianos na área de Zeitun. Também houve ataques em locais no norte de Gaza, de onde foram lançados projéteis em direção ao sul de Israel.

Escala de Conflitos

O conflito teve início em 7 de outubro, após milicianos do Hamas matarem e sequestrarem pessoas no sul de Israel. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva que resultou em mortes na Faixa de Gaza, a maioria civis. O temor de expansão do conflito para outras áreas do Oriente Médio cresce com os recentes disparos do Hezbollah, no Líbano, contra alvos israelenses.

Mediação Internacional

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mencionou que o Hamas continua sendo um obstáculo para um acordo de trégua. Ele propôs um cessar-fogo de seis semanas, a troca de reféns e a reconstrução de Gaza. Blinken também ressaltou a importância de resolver o conflito em Gaza para evitar conflitos regionais.

Condições em Gaza

Além dos conflitos, a população de Gaza enfrenta a desnutrição e a falta de suprimentos devido ao bloqueio israelense. Organizações afirmam que mais de 8.000 crianças com menos de cinco anos foram tratadas por desnutrição aguda. A situação humanitária na região é preocupante.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok