Irã intercepta navio ligado a Israel

Guarda Revolucionária do Irã intercepta navio no Golfo Pérsico

A Guarda Revolucionária do Irã interceptou neste sábado, 13, no Golfo Pérsico, um navio “vinculado” a Israel. O porta-contêineres chamado MCS Aries foi embargado pelas forças especiais marítimas em uma operação realizada com helicóptero perto do Estreito de Hormuz, conforme anunciado pela agência estatal de notícias Irna.

Embarcação com bandeira portuguesa

O navio, que tem bandeira portuguesa e é operado pela empresa Zodiac, pertencente ao capitalista sionista Eyal Ofer, estaria dirigido a águas territoriais iranianas.

Reação de Israel e aumento de tensões na região

O Exército de Israel reagiu à ação, afirmando que o Irã sofrerá as consequências de sua decisão de agravar a situação. O país está em alerta devido a ameaças de represália de Teerã pela morte de sete membros da Guarda Revolucionária em um ataque ao complexo da embaixada iraniana em Damasco, Síria.

Biden prevê possível agressão iraniana

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que uma provável agressão iraniana poderá ocorrer “mais cedo do que tarde”. Israel se declarou em alerta para um possível ataque em retaliação ao bombardeio de um complexo diplomático iraniano na Síria no início de abril.

Possível espiral de violência na região

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, Israel intensificou seus ataques contra aliados de Teerã no Líbano e na Síria. O Irã, a Síria e a Rússia culparam Israel pelo ataque ao complexo diplomático, o que aumentou as tensões na região e envolveu também o grupo fundamentalista islâmico Hamas, apoiado pelo Irã.

Alertas aos cidadãos e preparativos para possíveis ataques

Diversos países, como França, Índia, Polônia e Rússia, alertaram seus cidadãos para que evitem viagens à região devido ao aumento das tensões. O Ministério alemão do Exterior afirmou que há risco de um agravamento repentino nas tensões e pediu que alemães e austríacos deixem o território iraniano.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel não comentou sobre a evacuação parcial de missões diplomáticas do país, mas as Forças Armadas israelenses pediram que a população se mantenha alerta e conduziram uma avaliação situacional para possíveis cenários de um ataque iraniano.

Reafirmação do apoio dos EUA a Israel

O presidente Joe Biden reafirmou o compromisso dos Estados Unidos com a defesa de Israel e alertou o Irã para que evite um ataque em solo israelense. Ele garantiu que seu país ajudará Israel a se defender e que o Irã não terá êxito em um possível ataque.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok