Investigação de atentado em aeroporto segue para STF.

Ministro do STF determina que investigação sobre tentativa de explosão em aeroporto de Brasília tramite na Corte

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou uma importante decisão em relação à investigação sobre a tentativa de explosão de um caminhão-tanque nos arredores do aeroporto de Brasília. O episódio ocorreu na véspera de Natal em 2022. A determinação foi feita após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou possíveis ligações do atentado com os atos golpistas de 8 de janeiro, também em investigação no STF.

Decisão de Moraes e trâmite do processo

A decisão de Moraes foi assinada na quarta-feira (29). Com isso, parte da investigação sairá da Justiça do Distrito Federal e passará a ser conduzida no Supremo. A Polícia Federal (PF) terá um prazo de 30 dias para realizar as diligências cabíveis no caso.

Condenação dos envolvidos no atentado

No ano passado, os três envolvidos na tentativa de explosão foram condenados. George Washington de Oliveira Sousa recebeu pena de nove anos e quatro meses de prisão, Alan Diego dos Santos Rodrigues deverá cumprir cinco anos e quatro meses, e Wellington Macedo de Souza, seis anos. Este último foi acusado de expor a integridade física da população mediante uso de explosivo.

Ação da AGU e pedido de indenização

Além das penas impostas aos condenados, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou na Justiça para cobrar R$ 15 milhões dos acusados. A AGU argumenta que os envolvidos colocaram em risco a vida e o patrimônio de terceiros, buscando causar comoção social para justificar uma intervenção militar e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em 1° de janeiro de 2023.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok