Internet 5G agora atinge 92% dos usuários no Brasil

Telecomunicações no Brasil: Operadoras já podem solicitar licenciamento para o 5G em mais de 500 municípios

A partir desta segunda-feira (5), as operadoras de telefonia móvel que atuam em mais de 506 municípios brasileiros poderão solicitar o licenciamento e ativação de estações para o serviço de internet 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou esse serviço para as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de frequência de 3,5 GHz.

Expansão da Rede

De acordo com o Ministério das Comunicações, a expansão da rede alcançará mais 19 estados do país, possibilitando a universalização do serviço 5G standalone na faixa de 3,5 GHz para a população de todos os seus municípios. Com essa iniciativa, somando-se às localidades onde o serviço já está disponível, estima-se que a faixa alcançará cerca de 197 milhões de pessoas, representando 92% da população brasileira.

Antecipação do Cronograma

A liberação da faixa de frequência já havia sido anunciada em julho, resultado de uma decisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), que antecipou o cronograma de atendimento aos municípios. O esforço do governo em antecipar os prazos previstos no leilão foi destacado pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que enfatizou a missão de levar o sinal do 5G até as pequenas cidades brasileiras.

TV Aberta e Serviços

Após a migração da faixa, usuários de canais de TV aberta que recebem as transmissões via antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar interferências com o 5G. Já para os interessados em usufruir do 5G standalone, é necessário possuir um dispositivo compatível e assinar o serviço com a operadora selecionada.

Para conferir a lista dos 506 municípios liberados para o licenciamento e ativação das estações de 5G, basta acessar o site do Ministério das Comunicações.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok