INSS reforça que não utiliza intermediários para liberar salário-maternidade

Alerta: INSS orienta sobre golpes relacionados ao salário-maternidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado alertando a população sobre sites e páginas em redes sociais que se passam por canais oficiais para obter o salário-maternidade.

O INSS esclarece que não utiliza intermediários para a concessão desse benefício. Para solicitar o salário-maternidade, é preciso acessar o aplicativo, o site oficial do INSS ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 135.

É importante ressaltar que o serviço é gratuito, ou seja, não são cobradas multas ou valores antecipados para a liberação do auxílio. O Instituto destaca que, caso as seguradas precisem de ajuda de terceiros, é recomendável procurar um advogado devidamente registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou Defensoria Pública.

Orientações para evitar golpes

O INSS reforça a importância de não fornecer dados pessoais, como CPF, nome e data de nascimento, a estranhos ou em sites desconhecidos. Sites e redes sociais que prometem facilidades para obter o salário-maternidade não são oficiais e devem ser vistos com desconfiança.

É fundamental estar atento e não cair em golpes que possam representar riscos à segurança dos dados dos cidadãos. O Instituto ressalta que não utiliza intermediários para a concessão do benefício e não cobra multas ou valores antecipados para liberar o salário-maternidade.

O que é o salário-maternidade?

O salário-maternidade é um benefício concedido às seguradas em casos de nascimento de filho ou filha, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok