INSS inicia pagamento antecipado do décimo terceiro nesta sexta

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber segunda parcela do décimo terceiro

Pagamento escalonado de acordo com o dígito do NIS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciam o recebimento da segunda parcela do décimo terceiro salário a partir desta sexta-feira (24), totalizando mais de 33,6 milhões de segurados. O pagamento ocorrerá de forma escalonada, de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Primeiro pagamento para quem recebe salário mínimo

O cronograma de pagamento tem início pelos segurados que recebem o salário mínimo. Aqueles que possuem renda superior ao mínimo começarão a receber a partir de 3 de junho.

Consulta ao extrato disponível desde abril

Os beneficiários do INSS podem consultar os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro desde o mês de abril. A verificação pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos móveis, ou pelo site gov.br/meuinss.

Consulta via telefone para quem não tem acesso à internet

Para os segurados sem acesso à internet, a consulta sobre a liberação do décimo terceiro pode ser feita por telefone, através do número 135. Nesse caso, são necessários o CPF e a confirmação de alguns dados ao atendente para efetuar a verificação. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Antecipação do décimo terceiro pelo governo

O decreto que antecipou o décimo terceiro foi assinado em março. Esta é a quinta vez consecutiva que os segurados do INSS recebem o benefício antes das datas habituais. Em 2020 e 2021, o pagamento foi antecipado devido à pandemia, sendo realizado em maio e junho nos anos seguintes.

Injeção de R$ 67,6 bilhões na economia

O Ministério da Previdência destaca que a antecipação do décimo terceiro representa uma injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. A maioria dos beneficiários receberá 50% do valor na segunda parcela, exceto aqueles que começaram a receber o benefício a partir de janeiro, cujo cálculo é proporcional.

Benefícios assistenciais não contemplam décimo terceiro

Os segurados que recebem benefícios por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, de acordo com a duração do benefício. Já os beneficiários de programas assistenciais, como o Bolsa Família, não recebem o décimo terceiro salário por lei.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok