Inmet emite aviso de tempestade para regiões do Sudeste e Centro-Oeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou no início da madrugada desta sexta-feira (18) um aviso meteorológico alertando para a previsão de tempestade em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Entre as regiões afetadas estão as metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e a macro metropolitana Paulista.
Previsão de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos intensos variando de 60 a 100 quilômetros por hora. Além disso, há risco de queda de granizo, o que pode resultar em corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos nas regiões afetadas.
Orientações do Instituto para a população
O Inmet orienta a população a evitar ficar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda em caso de rajadas de vento e descargas elétricas. Outra recomendação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia de residências e estabelecimentos comerciais.
Canais de informação e ajuda
Em caso de emergência, a população pode obter informações adicionais junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) para auxílio em situações de perigo causadas pela tempestade.
Regiões que poderão ser afetadas pelo temporal
O aviso do Inmet aponta as seguintes áreas que poderão ser impactadas pela tempestade: “Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Marília, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Centro Goiano, Pantanais Sul Mato-grossense, Noroeste Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Assis, Metropolitana de Belo Horizonte, Macro Metropolitana Paulista, Norte Mato-grossense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Fluminense, Central Mineira, Sul Fluminense, Itapetininga, Noroeste Fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro”.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok