Início da distribuição das provas do Concurso Unificado em 3/08.

Concurso Público Nacional Unificado terá mais de 2 milhões de candidatos

Com provas marcadas para serem distribuídas a partir do dia 3 de agosto, o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) contará com a participação de mais de 2,1 milhões de candidatos em 228 municípios das 27 unidades da federação. As provas acontecerão até o dia 18 de agosto.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela aplicação do concurso, as provas estão armazenadas em um local não divulgado por questões de segurança, certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que já foi utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para armazenar provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Logística de distribuição das provas

A partir do dia 3 de agosto, os envelopes contendo as provas serão encaminhados aos armazéns centrais dos Correios em cada estado, permanecendo lá até a véspera da aplicação, em 17 de agosto. O coordenador-geral de Logística do CNPU do MGI, Alexandre Retamal, explica que após a chegada dos materiais nos estados, inicia-se a fase de interiorização, onde as provas são transportadas para os municípios onde serão aplicadas.

Os mais de 18,7 mil malotes de provas do concurso estão armazenados há cerca de três meses, desde o adiamento do certame devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. A data inicial no edital era 5 de maio.

Segurança reforçada

Com a preocupação em garantir a segurança do processo, o Ministério da Gestão recolheu todos os malotes de provas em um local seguro, onde foram verificados por uma equipe de segurança que confirmou sua integridade. Uma rede de segurança foi montada desde a elaboração do concurso, envolvendo diversos órgãos como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Abin.

No dia da aplicação, será realizada a coleta de digitais e um exame grafológico de todos os participantes com o intuito de assegurar a identidade do candidato. Além disso, medidas como a proibição de levar o caderno de prova e fazer anotações serão adotadas para garantir a lisura do certame.

Novo cronograma e divulgação dos resultados

O novo cronograma prevê a divulgação do cartão de confirmação de inscrição em 7 de agosto, com os locais de prova. Os cadernos de prova estarão disponíveis a partir do dia 18, e o gabarito preliminar das provas será publicado em 20 de agosto. Os resultados finais serão conhecidos em 21 de novembro, com a previsão de posse nos cargos públicos em janeiro de 2025.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok