O Combate ao Incêndio no Parque Nacional de Itatiaia
Situação Atual
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro continua com os trabalhos de combate ao incêndio florestal no Parque Nacional de Itatiaia (PNI), que começou na tarde de sexta-feira (14), por volta das 14h. Mais de 100 bombeiros de 18 quartéis do estado estão atuando, juntamente com o emprego de até duas aeronaves. Criado em 1937, o PNI é o primeiro parque nacional do Brasil.
O porta-voz dos bombeiros, major Fábio Contreiras, destacou a dificuldade do combate devido à parte alta do parque, que atinge altitudes de mais de 2 mil metros. O emprego de aeronaves para captação de água é essencial, visto que o acesso terrestre é inviável devido à declividade acentuada.
O trabalho conta com a colaboração de 25 guardas do ICMBio e cerca de 50 militares do Exército, que auxiliam no combate manual com abafadores. Parte dos bombeiros está nas aeronaves, enquanto outros fazem o combate terrestre em locais mais acessíveis perto da estrada.
Área Atingida e Causas
Estima-se que a área atingida seja de aproximadamente 150 hectares, podendo aumentar devido às condições da vegetação seca e aos ventos fortes nas altitudes. O major Contreiras alertou que incêndios florestais são comuns na região de Itatiaia nesta época do ano, e a falta de chuvas agrava a situação.
Embora a causa do incêndio ainda não seja confirmada, em 99% dos casos têm origem humana, como fogueiras, descarte de lixo, balões e fogos de artifício. A visitação à parte alta do parque está suspensa até segunda-feira (17).
Impacto na Visitação e Características do Parque
O Parque Nacional de Itatiaia está localizado na Serra da Mantiqueira, abrangendo municípios do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Com um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, o parque possui uma diversidade de altitude entre 600m e 2.791m, sendo o ponto mais alto o Pico das Agulhas Negras.
Apesar dos esforços de combate ao incêndio, a ATM foi cancelada e as equipes seguem concentradas na contenção e mitigação dos danos. A concessionária responsável informou que o incêndio teve início nas proximidades do Morro do Couto e da portaria da área alta do parque, se alastrando rapidamente devido à vegetação seca.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok