
Advogado pede para deputado ser levado de ambulância para fazer cateterismo
O advogado Cléber Lopes, responsável pela defesa do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seu cliente seja transportado de ambulância para realizar um cateterismo. Segundo o advogado, a última vez que Brazão saiu para fazer exames de monitoramento, foi colocado algemado em um camburão para transporte, condições que Lopes considera “incompatíveis com a dignidade humana”.
A petição do advogado foi protocolada na manhã desta segunda-feira (13) no STF. De acordo com Lopes, o deputado, de 64 anos, perdeu 20 quilos desde que foi preso em 24 de março do ano passado pela Polícia Federal.
Investigação e prisão
Chiquinho Brazão e seu irmão, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, tiveram prisão preventiva decretada no âmbito do processo de investigação em que são acusados de serem mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em março de 2018, crime no qual o motorista Anderson Gomes também foi morto.
O deputado está detido na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande Jair Ferreira de Carvalho, enquanto seu irmão está na Penitenciária Federal de Porto Velho.
A autorização para a saída de Chiquinho Brazão para realizar o exame de cateterismo foi concedida no dia 2 de janeiro pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do Caso Marielle no STF. Segundo a determinação do ministro, a defesa deveria informar com antecedência de cinco dias a data, hora e local do exame para que a escolta da Polícia Federal pudesse ser organizada.
Saúde do parlamentar
Em dezembro, a defesa solicitou que Chiquinho Brazão fosse transferido para prisão domiciliar, porém a Procuradoria-Geral da República discordou. Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes havia solicitado ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que avaliasse o estado de saúde do parlamentar.
A Câmara dos Deputados autorizou a prisão de Chiquinho Brazão, e o Conselho de Ética aprovou a perda de mandato, porém a votação ainda não ocorreu no plenário da casa.
Procedimento de cateterismo
O cateterismo é um procedimento utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, consistindo na introdução de um cateter, tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que é conduzido até o coração. O exame, segundo o Ministério da Saúde, não é doloroso, podendo o paciente sentir apenas uma onda passageira de calor no peito durante a injeção do contraste para a realização de imagens por raio-x. Normalmente, o procedimento dura cerca de 30 minutos.
O Hospital Israelita Albert Einstein destaca que, por se tratar de um procedimento invasivo, existem riscos de complicações graves, como infarto, AVC e sangramento no local de punção, porém a probabilidade é consideravelmente baixa, menor que 1%.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok