Identificação de agressões domésticas: Março Lilás auxilia mulheres indígenas na Casai

Março Lilás: Secretaria do Índio promove ação de conscientização

A Secretaria do Índio está realizando uma série de ações em março, como parte do Março Lilás, em que visa chamar a atenção para a prevenção e combate à violência contra a mulher indígena. Uma dessas ações aconteceu nesta terça-feira (26), na Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), em que foi promovido um trabalho de conscientização e apoio.

Detecção de comportamentos agressivos no ambiente doméstico

Um dos principais focos da ação foi estimular as mulheres indígenas que estão internadas na Casai a detectarem possíveis comportamentos agressivos no ambiente doméstico. A ideia é proporcionar informações e apoio para que as mulheres reconheçam sinais de violência e possam buscar ajuda caso necessário.

Atendimentos de saúde

Além da conscientização sobre a violência doméstica, a ação promovida pela Secretaria do Índio também disponibilizou vários atendimentos de saúde para as mulheres indígenas presentes na Casai. Consultas médicas, orientações sobre saúde mental e exames preventivos foram algumas das atividades oferecidas durante o evento.

Importância da iniciativa

A iniciativa do Março Lilás na Casai demonstra a preocupação e o apoio do poder público às mulheres indígenas, que muitas vezes enfrentam barreiras e dificuldades específicas no combate à violência doméstica. O trabalho de conscientização e os atendimentos de saúde contribuem para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dessas mulheres, reafirmando a importância de políticas públicas voltadas para a proteção e o cuidado com a população indígena.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok