Governo discute cronograma de geração de energia e redução do custo
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destaca preocupação com o custo da energia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (1º) que o custo da energia é uma das principais preocupações atuais do governo. Em reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi discutido o cronograma de geração de energia a óleo e solar com os leilões de linhas de transmissão.
Objetivo é reduzir em 3,5% a conta de luz
O governo tem como meta reduzir em 3,5% a conta de luz neste ano. Uma das medidas em destaque refere-se ao atraso nos leilões de linhas de transmissão. O primeiro leilão do tipo em 2024, realizado na semana passada, arrecadou R$ 18,2 bilhões em investimentos.
Lei prevê prazo de 48 meses para utilização de descontos nas tarifas
A Lei 14.120, de 2021, determinou um prazo de 48 meses para que os novos geradores de energia possam usufruir de descontos nas tarifas. No entanto, o governo pretende estender o prazo em 36 meses devido à falta de linhas de transmissão não leiloadas. Muitos projetos não foram implementados por essa razão.
Prorrogação de subsídios para usinas de energia renovável
O ministro Fernando Haddad ressaltou que a eventual prorrogação de subsídios para usinas de energia renovável não gerará custos adicionais para o governo. Ele destacou a importância de buscar alternativas para gerar energia com menor custo e equacionar o problema acumulado ao longo dos anos.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok