Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

O presidente Lula e suas medidas em benefício dos aposentados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seguindo a prática de anos anteriores. A primeira parcela será paga em abril e a segunda em maio.

Lula também oficializou o decreto que estabelece as alterações no Fundo Social, destinando R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida.

Além disso, o presidente prometeu ampliar o Minha Casa, Minha Vida para a classe média e revelou a introdução da TV 3.0, um sistema integrado de televisão aberta e internet.

Balanço de realizações do governo

Em um evento denominado “O Brasil dando a volta por cima”, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, Lula fez um balanço das conquistas do governo nos últimos dois anos, destacando a reconstrução de políticas que resultaram na recuperação econômica e na redução da fome e da pobreza, além do avanço em áreas como educação, saúde, infraestrutura e relações exteriores.

Destaques do governo

Entre os principais números apresentados estão:

  • Economia: O Brasil voltou ao ranking das dez maiores economias do mundo, com um crescimento duas vezes maior do que a média entre 2019 e 2022, alcançando um PIB de 3,2% em 2023 e 3,4% em 2024.
  • Empregabilidade: A taxa de desemprego atingiu o menor patamar dos últimos 12 anos em 2024, com 6,6%, após chegar a 14,9% em 2021. Mais de 3,2 milhões de empregos formais foram gerados desde 2023.
  • Comércio internacional: O governo abriu mais de 340 mercados para produtos do agronegócio, fortalecendo acordos comerciais com China, União Europeia e Oriente Médio.

O Brasil sediará eventos importantes, como a Cúpula do Brics, a COP30 e assumirá a presidência do Mercosul em 2025.

O combate à fome foi outra prioridade, com uma redução significativa na insegurança alimentar no país, beneficiando milhões de brasileiros. O programa Bolsa Família continua protegendo mais de 20 milhões de famílias mensalmente.

Medidas como a ampliação do programa Mais Médicos, a gratuidade de medicamentos no Farmácia Popular, o recorde de cirurgias no SUS, a entrega de ambulâncias para o Samu e o avanço na vacinação infantil foram destacadas como avanços na área da saúde.

No setor educacional, o governo investiu em programas como Pé-de-Meia, escolas em tempo integral e novos campi universitários, além de reajustar as bolsas de pós-graduação após uma década.

A indústria brasileira foi estimulada com o programa Nova Indústria Brasil, resultando em crescimento e geração de empregos. O Novo PAC envolve mais de 20 mil obras e ações para impulsionar o crescimento do país.

Outras áreas beneficiadas incluem habitação, agronegócio, turismo, preservação ambiental, cultura e ações para servidores públicos, como a isenção de Imposto de Renda para milhões de brasileiros.

O governo de Lula também foi elogiado por ações no turismo, queda no desmatamento, investimentos na cultura e ações de inclusão social em diversos setores da sociedade.

As medidas adotadas refletem o compromisso do governo em promover o desenvolvimento econômico e social, buscando melhorias significativas para a população brasileira.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok