Governadores se reúnem com presidente do Senado para discutir refinanciamento das dívidas estaduais
Cinco governadores de estados brasileiros se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para debater a questão do refinanciamento das dívidas estaduais. A reunião aconteceu na residência oficial do Senado e contou com a presença dos governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás.
Renegociação justa com a União
Segundo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é fundamental uma renegociação justa com a União. Caiado ressaltou a necessidade de indexadores justos e flexibilidade no teto de investimentos para possibilitar que os estados possam atender às necessidades de crescimento.
Proposta de correção das dívidas
Uma das propostas apresentadas é que as dívidas sejam corrigidas pela inflação medida pelo IPCA mais 1%. Além disso, os estados também pleiteiam a possibilidade de utilizar ativos dos governos para abater as dívidas, como a federalização de estatais estaduais.
Mediação de Rodrigo Pacheco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tem atuado como mediador entre as demandas dos estados e as propostas do governo federal. No final de março, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou uma proposta que prevê a redução das dívidas dos estados, vinculada a contrapartidas de ampliação do ensino técnico estadual.
Dívidas dos estados
De acordo com informações do Ministério da Fazenda, as dívidas dos estados brasileiros atualmente totalizam R$ 740 bilhões, sendo que cerca de 90% desse valor correspondem a débitos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok