Google pode lançar versão paga com IA

Google planeja lançar versão paga do seu mecanismo de buscas

O Google está se preparando para lançar uma versão paga de seu famoso mecanismo de buscas online. De acordo com informações do jornal Financial Times, a empresa já está trabalhando no desenvolvimento de protótipos dessa nova variante do serviço.

Funções premium de pesquisa com inteligência artificial

A proposta da companhia é disponibilizar funções “premium” de pesquisa que utilizam inteligência artificial (IA) e cobrar por seu uso. Vale ressaltar que a versão convencional e gratuita do buscador permanecerá disponível, mantendo todos os recursos atuais.

Essa versão paga poderá ser oferecida tanto de forma individual quanto como parte das atuais modalidades de assinatura do Google, como o chatbot Gemini ou planos mais avançados do Google One.

Preocupação com a popularização de plataformas concorrentes

Executivos da empresa ainda estão debatendo a melhor forma de lançar essa novidade, com especial atenção para a competição crescente de plataformas como o ChatGPT, que oferece respostas e conteúdo baseado em informações da internet.

Caso a adição de recursos premium se concretize, será a primeira vez desde a fundação do Google, em 1998, que o mecanismo de buscas terá recursos exclusivos para assinantes.

Receita e relevância do mecanismo de buscas

O buscador ainda é uma das principais fontes de receita da marca, principalmente devido ao sistema de anúncios nos resultados de pesquisa. No entanto, tem perdido relevância como principal meio de busca para algumas redes sociais e chatbots de IA, especialmente entre o público mais jovem.

O posicionamento do Google

Em nota enviada ao Financial Times, o Google afirmou que, por enquanto, “não tem nada para anunciar” sobre a versão paga do buscador. No entanto, negou planos de oferecer uma experiência sem anúncios na plataforma. A empresa destacou que está continuamente desenvolvendo novas capacidades premium e serviços para melhorar as ofertas de assinatura.

“Por anos, reinventamos a Busca para ajudar as pessoas a acessarem informações de forma natural. Com nossa IA generativa, estamos atendendo bilhões de solicitações e vendo crescimento positivo nos pedidos em todos os principais mercados. Continuaremos aprimorando o produto rapidamente para atender às necessidades dos usuários”, afirmou a big tech.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok