Google e Ministério da Saúde unidos para facilitar acesso a UBS.

Ministério da Saúde e Google se unem para facilitar acesso a informações sobre unidades básicas de saúde

O Ministério da Saúde anunciou uma parceria com a empresa Google com o objetivo de aprimorar o acesso a informações sobre as unidades básicas de saúde (UBS) no Brasil. O acordo firmado nesta quinta-feira (18), prevê a divulgação de dados como localização, contato, horário de funcionamento e calendário de vacinação das UBS.

Ampliação das informações sobre postos de saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a parceria envolve a atualização de dados de mais de 40 mil postos de saúde nos resultados da Busca e do Google Maps, com base nas informações fornecidas pela pasta. A iniciativa visa facilitar o acesso da população a informações essenciais sobre os serviços de saúde disponíveis em sua região.

Foco na vacinação e conscientização

Além das informações básicas, a parceria prevê a exibição de um link direto para o Calendário Nacional de Vacinação nos resultados das buscas por “postos de saúde próximos a mim”. Com isso, os usuários poderão ter acesso rápido e prático a dados como endereço, telefone, horário de funcionamento e o calendário de vacinação, facilitando o acompanhamento das datas de imunização.

Reforço na adesão às campanhas de vacinação

O Ministério da Saúde destaca que a iniciativa tem como objetivo reforçar junto à população a importância de aderir às campanhas de vacinação, especialmente diante da queda de cobertura vacinal observada nos últimos anos. A facilitação do acesso a informações sobre vacinação pretende contribuir para a conscientização e a participação ativa da população nas campanhas de imunização.

Brasil entre os países mais ativos em buscas sobre saúde e vacinação

Segundo dados do Google Trends, o Brasil é o terceiro país mais ativo em buscas relacionadas à saúde e o sétimo em interesse por vacinação globalmente desde 2004. Nos últimos 12 meses, o país manteve sua posição entre os oito primeiros na classificação mundial, demonstrando o interesse e a preocupação da população brasileira com assuntos relacionados à saúde.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok